Novo Santuário do Divino Pai Eterno

Ilustração mostrando como deverá ser o Novo Santuário do Divino Pai Eterno


Para fazer frente ao crescente fluxo de fiéis em viagens religiosas e peregrinações, a cidade de Trindade, em Goiás, irá ganhar um novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Esse será o terceiro templo construído na cidade, que fica próxima a Goiânia, desde que foi encontrado o medalhão com a imagem do Divino Pai Eterno, que deu início à devoção. A pedra fundamental do novo templo religioso foi lançada hoje, em cerimônia conduzida pelo reitor do Santuário Basílica, Padre Robson de Oliveira Pereira, no local reservado para o novo complexo religioso.
Padre Robson justificou a necessidade do novo Santuário, explicando que “este projeto nasceu do desejo e da necessidade de ampliar o acolhimento aos romeiros. Sentíamos que precisávamos de um espaço melhor, mais amplo. Mas é a colaboração de cada devoto que irá favorecer a concretização deste sonho.”  O início das obras está programado para final deste ano e a previsão é de que elas estejam concluídas no prazo de sete a dez anos.
 
Padre robson e o local do novo santuário

Padre Robson no local do novo Santuário


Projeto majestoso
O projeto arquitetônico do novo templo, que terá capacidade para acomodar 6 mil pessoas sentadas, podendo acolher em aglomeração até 10 mil fiéis, foi elaborado pela arquiteta Cynara de Siqueira, que utilizou  um estilo arquitetônico clássico com elementos contemporâneos. O Novo Santuário vai se destacar pela altura – a cúpula terá 94 metros de altura, o equivalente a um prédio de 30 andares – pela perspectiva de sustentabilidade ecológica e pela praça elevada.
Em forma de cruz, o Novo Santuário deve ocupar uma área de 62.000 metros quadrados e será edificado em uma praça elevada, situação proporcionada pela topografia natural do terreno, em uma área de 15 alqueires goianos, a 1 quilômetro do atual Santuário Basílica. Para celebrações de missas campais, será construído um altar monumental e a praça elevada acolherá até cerca de 300 mil pessoas. Na praça, será erguido um campanário para os sinos, com 110 metros de altura.
Instalações
Para acomodar os fiéis, estão previstas 30 cabines individuais para confissão, além de salas de preparação e capela exclusiva; uma Capela de Apoio onde acontecerão celebrações diárias para 500 pessoas que ficará na projeção do altar do Santuário e, abaixo dela, uma cripta onde será exposto o Medalhão do Divino Pai Eterno, com rampas de acesso para visitação.
Na praça térrea, para atender as atividades a serem desenvolvidas, existirão capelas, um museu, sala dos milagres, auditório, local para queima de velas, lojas de produtos religiosos, apoio aos romeiros com espaços destinados a alimentação, sanitários e agenda das celebrações ou eventos religiosos no local. Essa praça térrea será ambiente de convivência e acolhida dos romeiros e devotos do Divino Pai Eterno.
Acesso
Para facilitar o acesso dos fiéis, o Novo Santuário contará com rampas nas laterais norte e sul, escadas pelo lado oeste, um conjunto de 4 elevadores que servirá o campanário e previsão para escadas e rampas rolantes. O projeto ainda contempla local para carreiros e estacionamento para 30 mil carros e 4 mil ônibus.

LEIA TAMBÉM  Gostaria de receber informações de viagens para santuários pelo mundo