Correio do leitor - dúvidas sobre turismo religiosoBoa tarde!
Estarei em São Paulo dias 10 e 11/10 e gostaria de ir para Aparecida dia 12, mas tenho que retornar a São Paulo no mesmo dia.
É possível?
Como devo fazer?
Qual a programação do dia 12?
Quanto está a passagem?
Obrigada,
Larissa Reis
 
separador de textos correio do leitor
Olá, Larissa.
Obrigado pelo contato e por ler a Viagens de Fé.
Sair de São Paulo para ir a Aparecida e voltar no mesmo dia é possível, mas muito corrido.
Como você pergunta o valor da passagem, imagino que deseje ir de ônibus.
Nesse caso, deve ir até o Terminal Rodoviário Tietê, no bairro de Santana.
Para chegar ao Terminal, uma das melhores opções é o Metrô, que tem uma estação integrada (Portuguesa-Tietê) e tem acesso barato e rápido.
O ideal é sair bem cedo. Duas empresas de ônibus fazem a ligação direta de São Paulo com Aparecida: a Pássaro Marron e a Cometa.
A Pássaro Marron oferece treze horários diários, desde as 6h30 até as 23h40, sete dias por semana.
Já a Viação Cometa oferece nove frequências diárias, sete dias por semana, desde às 6h20 até as 20h00.
A viagem demora aproximadamente 2h30.
Isso significa que, se você sair de São Paulo no primeiro ônibus do dia, vai chegar a Aparecida por volta das 9h00.
Lembre-se de que dia 12 de outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida e feriado nacional, portanto os ônibus devem estar lotados.
É normal as empresas oferecerem horários extras, mas ainda assim a concorrência é grande. Portanto, compre as suas passagens de ida e de volta com antecedência!
Além disso, em função do feriado, o Terminal Rodoviário Tietê também deve estar muito movimentado. Vale a pena chegar com cerca de uma hora de antecedência para localizar e ir até o portão de embarque.
Caso a sua passagem seja eletrônica, é melhor adicionar mais meia hora de antecedência, pois você vai precisar atravessar todo o terminal até chegar até a sala onde a empresa de ônibus imprime as passagens eletrônicas.
Tanto no caso de passagens normais (emitidas nas bilheterias) quanto no das eletrônicas, não se esqueça de anotar no verso o seu nome e o número da sua carteira de identidade para não ter de fazer isso na hora de entrar no ônibus.
A programação do dia pode ser verificada no site do Santuário Nacional: http://www.a12.com/santuario-nacional, mas você não pode deixar de passar em frente do nicho onde está a imagem de Nossa Senhora Aparecida e participar de uma das missas, que nesse dia deverão ser celebradas durante todo o dia.
A passagem no sentido São Paulo/Aparecida custa R$ 49,85 tanto pela Viação Cometa quanto pela Pássaro Marron. No sentido Aparecida/São Paulo a tarifa é de R$ 46.50. (valores vigentes em setembro de 2016).

Faça uma boa viagem e que Deus a abençoe!
Amadeu

LEIA TAMBÉM  Tem ônibus que vá do aeroporto de Guarulhos ou de Campinas para Pindamonhangaba?