Cartaz do Círio de Nazaré de 2016, principal festa de turismo religioso do Brasil
 
Principal evento de turismo religioso do Brasil, atraindo mais de dois milhões de fiéis, o Círio de Nazaré, em Belém do Pará, é cuidadosamente planejado e reúne uma série de etapas e eventos menores que ajudam a preparar os participantes, a divulgar o evento e preparar o clima para a grande celebração.
Um deles é a divulgação do cartaz para a festa de cada ano, sempre motivo de grande expectativa. O cartaz do Círio de Nazaré 2016 foi apresentado oficialmente ontem, 31 de maio, durante o encerramento da programação de aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém, que contou com  Missa de Coroação de Nossa Senhora de Nazaré, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém e o retorno da Imagem Original ao Glória do altar-mór do Santuário.
Após as celebrações, o cartaz foi apresentado solenemente em cerimônia que contou com a presença das principais autoridades do Pará.  A Diretoria da Festa de Nazaré, organizadora do evento, instalou uma estrutura metálica no centro da Praça Santuário com um painel de grandes dimensões reproduzindo o cartaz.
Principal peça de comunicação do Círio de Nazaré, o disputado cartaz da festa é tradicionalmente usado para adornar o lado externo das portas das casas de paraenses de todas as classes sociais e tem uma tiragem superior a 900 mil exemplares.
 
“O Círio começou”
Cartaz do Círio de Nazaré de 2016, principal festa de turismo religioso do BrasilO cartaz do Círio de Nazaré este ano é baseado numa obra do artista plástico paraense Odair Mindello, que atualmente está com uma exposição na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. A criação é da Mendes Comunicação e a fotografia de Aloizio Dopazo.
De acordo com o diretor de Marketing do Círio, Oswaldo Mendes, o Cartaz deste ano começou a ser elaborado em dezembro de 2015, quando o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, anunciou que o tema da festa deste ano, “Salve rainha, Mãe de Misericórdia”.
“A Mendes produz o Cartaz do Círio desde 1991. É sempre uma emoção muito forte a criação desta peça, haja vista ser ela um dos principais veículos de difusão da maior festa do povo paraense. É com o lançamento do Cartaz que efetivamente dizemos: o Círio começou”, destaca Mendes.
Tradicionalmente celebrado no segundo domingo de outubro de cada ano, o Círio de Nazaré é uma festa religiosa imperdível, que lota os hotéis de Belém e leva quase 90 mil fiéis de outros estados à capital paraense.

LEIA TAMBÉM  Conheça a consagração a Nossa Senhora de Nazaré