Uma das telas do aplicativo Kd a Berlinda, também disponível como site

Mapa do aplicativo Kd a Berlinda mostra o trajeto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré


 
Demonstrando como o turismo religioso é levado a sério no Pará e o nível de envolvimento do governo e da população locais com o sucesso do Círio de Nazaré, a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) desenvolveu um aplicativo para ajudar os fiéis a acompanharem o percurso da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém.
Tela do aplicativo Kd a Berlinfda em smartphone

Tela do aplicativo em smartphone


Batizado de “Kd a Berlinda?”, o aplicativo está disponível pela internet e também pode ser baixado gratuitamente para smartphones da plataforma Android. De acordo com a empresa, o aplicativo responde à pergunta que a maioria dos católicos paraenses faz durante o Círio de Nazaré .
Anderson Góes, gerente de Tecnologia e Inovação da Prodepa, explica que a ferramenta é um sistema geo-referenciado, que captura por GPS as coordenadas da berlinda onde transportada a imagem e as transmite pela rede celular 3G em tempo real para um servidor.
A localização exata da berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é exibida em um mapa no site www.kdaberlinda.pa.gov.br que pode ser acessado por computadores, smartphones e tablets, permitindo que os fiéis acompanhem o trajeto percorrido e o tempo da procissão.
 
Versão 2.0
Essa é a segunda versão do aplicativo, que foi atualizada e conta com um mapa com mais pontos de referência que na primeira versão, para melhor localização. Além disso, o “Kd a Berlinda?” 2013 utiliza aplicações ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela. A página é acessada com todas as suas funcionalidades, independente do dispositivo utilizado, computador, tablet ou celular.
app-kd-berlinda-mapa
 
Também serão disparados avisos da localização da berlinda, a partir das redes sociais. Mensagem via Twitter informará quando a berlinda chegar a pontos de referência, como Estação das Docas ou Praça dos Estivadores.
“Um aplicativo para a plataforma Android poderá ser baixado em celulares ou tablets, mas quem quiser utilizar a ferramenta a partir de aparelhos com tecnologia diferente poderá acessar através do site”, explica Flávio Alves, analista de sistemas líder do projeto.
Em 2012, o “Kd a Berlinda?” acompanhou o traslado para Ananindeua, a romaria fluvial, a moto-romaria, a Trasladação e a grande procissão do Círio. Foram mais de trinta horas de procissão, percorrendo uma distância de 83,09 quilômetros.
 
Maior cobertura
 
O Kd a Berlinda incorpora funcionalidades do Google Maps, como o Street View

O Kd a Berlinda incorpora funcionalidades do Google Maps, como o Street View


 
Este ano serão seis romarias, incluindo a rodoviária. “Estaremos fechando o final de semana completo, acompanhando todas as procissões, desde a sexta-feira até o ápice da festa, no domingo, no Círio”, explica Theo Pires, presidente da Prodepa, para quem o aplicativo é um serviço de utilidade pública. “Nos dias das romarias a cidade fica cheia e acompanhar o trajeto e a localização exata ajuda bastante, até em casos de emergência, para que se possa optar pelo melhor caminho a seguir”.
No primeiro ano de funcionamento, o site “Kd a Berlinda?” recebeu mais de 20 mil acessos nos três dias das principais romarias.  Ao todo, dez profissionais, entre técnicos e engenheiros, estiveram trabalhando durante o período.
 
Página do Kd a Berlinda na loja de aplicativos do Google, onde pode ser baixado gratuitamente

Página do Kd a Berlinda na loja de aplicativos do Google, onde pode ser baixado gratuitamente


 
A inovação tecnológica e a relevância social do aplicativo rendeu a indicação ao Prêmio Tela Viva Móvel, premiação que consagra os melhores projetos de conteúdo para celulares e tablets de todo o Brasil.
A Prodepa também vai transmitir via internet, pela terceira vez, em parceria com a Rede Cultura de Comunicação, através do Portal Cultura, a procissão do Círio.
A programação começa às 5h, com transmissão ao vivo da Missa na Sé, que dá início à programação. Às 6h começa a romaria, seguindo até a chegada da berlinda com a imagem de Nossa Senhora à Praça Santuário.
 

LEIA TAMBÉM  Círio de Nazaré, a grande festa da fé no Pará