Trem do Devoto - Aparecida - divulgação

O Trem do Devoto corre sobre trilhos elevados

 

A partir de hoje, quem visita Aparecida tem uma nova atração para conhecer: um simpático trenzinho elétrico que liga a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, acompanhando o trajeto do Caminho do Rosário, paralelo ao rio Paraíba do Sul.

Batizado de Trem do Devoto, o trenzinho se apresenta como uma opção de retorno para todos que realizarem o Caminho do Rosário a pé, meditando os mistérios do terço, além de facilitar a visita de idosos e pessoas com deficiência, já que opera nos dois sentidos do trajeto.

Correndo sobre trilhos elevados, o trenzinho percorre o trajeto de 1,4 km entre as duas estações, localizadas na Cidade do Romeiro e do Porto Itaguaçu, em cerca de 15 minutos. O embarque e desembarque podem ser feito em qualquer uma das estações.

O Trem do Devoto junto a uma das estações do Caminho do Rosário - Aparecida - divulgação

O Trem do Devoto junto a um dos cenários do Caminho do Rosário

O itinerário percorre 20 cenários que retratam os mistérios do rosário, abrangendo um total de 128 esculturas. A posição elevada dos trilhos permite uma visão panorâmica e desimpedida de todo o percurso.

Inicialmente, o trajeto será feito com duas locomotivas elétricas estilo “Maria Fumaça” e cinco vagões, com capacidade para transportar até 60 visitantes por trecho. Todos os veículos são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência.

A implantação do Trem foi feita pela Bontur, que já opera os Bondinhos Aéreos, ligando o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro e também será responsável pela operação da nova atração.

 

O Trem do Devoto é mais uma atração de Aparecida

Ingresso e horários de funcionamento

O ingresso custa R$10 por trecho. Idosos e crianças pagam meia, mediante apresentação de documento com foto. Inicialmente, o  Trem do Devoto vai funcionar de segunda à sexta-feira das 9h00 às 17h00, aos sábados de 8h00 às 18h00, e aos domingos das 8h00 às 16h00.

LEIA TAMBÉM  Aparecida ganha dois novos hotéis